21 C
Betim
quinta-feira, 21 novembro 2024

O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?

O oxigênio é um elemento importantíssimo da atmosfera da Terra e essencial para a maior parte da vida, especialmente a vida baseada no metabolismo aeróbio do nosso planeta.

Adicionalmente várias formas de vida existentes vivem tendo outros elementos e compostos como base do seu metabolismo que não o oxigênio. Mas isso é um outro assunto.

A existência do oxigênio em nosso mundo é essencialmente proveniente do resultado da atividade fotossíntética de plantas, algas e bactérias fototróficas que integram a biota do sistema Terra.

PUBLICIDADE


Entretanto recentes pesquisas demonstraram que nem todo o oxigênio da terra é proveniente dos seres autotróficos fotossintetizantes.

Evidências sugerem que uma fonte adicional desse elemento essencial à vida, pode ser encontrada em águas profundas, a aproximadamente 4 km abaixo da superfície oceânica.

Um estudo publicado na Revista Nature Geoscience indica a existência de elevados níveis de oxigênio em pontos muito abaixo da superfície especialmente na Zona Clarion-Clipperton, uma região de 4,5 km² de área localizada no Oceano Pacífico.

A profundidade dos achados se encontra em uma zona afótica, isto é, uma região em que a luz solar não consegue chegar, sendo então que, a produção de oxigênio ali detectada, não pode ser proveniente de nenhuma atividade fotossintética que a gere através da fotólise da água.

Rochas minerais na forma de nódulos polimetálicos presentes no assoalho do oceano seriam as responsáveis pela formação do “OXIGÊNIO NEGRO”, não por um processo biológico e sim através de atividades fisico químicas envolvendo interações entre o material encontrado no fundo do oceano e a água.

O que pode estar acontecendo é um fenômeno denominado ELETRÓLISE, pela ação de uma corrente elétrica emitida pelas rochas polimetálicas, que em contato com a água salgada provoca a decomposição das moléculas de H2O rompendo as suas ligações quimicas e liberando oxigênio e hidrogênio livres.

Usando um multímetro os pesquisadores registraram voltagens de 0,95 volts, tensões bem menores do que as mínimas necessárias para a produção do fenômeno que é de 1,5 volts.

Entretanto, as observações sugerem que tensões maiores podem ocorrer pelo agrupamento dos nódulos, sendo então apropriadas para a ocorrência da eletrólise da água.

O termo oxigênio negro seria assim uma referência à sua origem que não depende da presença da luz solar. Os nódulos polimetálicos são rochas ricas em manganês, níquel, cobre e cobalto.

Bibliografia

SWEETMAN, Andrew K. et al. Evidence of dark oxygen production at the abyssal seafloor. Nature Geoscience [S.I]. Londres, Reino Unido, julho de 2024. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41561-024-01480-8. Acesso em: 15/08/2024 às 16:35 h.

Redação. O que é o “oxigênio negro” produzido a 4 mil metros de profundidade no oceano. Revista Galileu [S.I]. Editora Globo, São Paulo, Julho de 2024. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/um-so-planeta/noticia/2024/07/o-que-e-o-oxigenio-negro-produzido-a-4-mil-metros-de-profundidade-nos-oceanos.ghtml. Acesso em: 15/08/2024 às 17:40 h.

BONIFÁCIO, Paulo et al. Biodiversity of the Clarion-Clipperton Fracture Zone: a worm perspective. Marine Biodiversity – Springer Link [S.I]. Califórinia, EUA, janeiro 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12526-023-01396-3. Acesso em: 15/08/2024 às 18:25 h.

* Este conteúdo pode ser aprimorado conforme novas informações, novas evidências, novos conhecimentos, em acordo com o progresso da ciência. *
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 15 de agosto de 2024. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-o-oxigenio-negro-do-fundo-do-oceano/. Acesso em: 21/11/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações