Os ambientes costeiros em todo o mundo são um convite a momentos de relaxamento, contemplação e diversão.
As paisagens naturais que existem nas regiões onde as bordas dos continentes e ilhas se encontram com os oceanos são magníficas.
Praias, restingas, costões rochosos, mangues , estuários de rios, ilhas, atóis, fiordes e recifes, são locais de rara beleza e também de muita biodiversidade.
A vida floresce abundante nesses lugares muitas vezes parasídiácos e encantadores.
Em se tratando de praias o que normalmente se conhece são aquelas onde a areia é branca, amarelada ou até mesmo em tons um pouco mais escuros.
No Brasil, o Balneário de Guarapari no Estado do Espírito Santo, mais especificamente a Praia de Meaípe e a Praia da Areia Preta, possui essas areias de partículas mais escuras, compostas de Monazita, mineral fosfato que contém elementos raros do grupo do Cério e do Tório e significativa quantidade de Urânio entre outros, o que confere atividade radioativa e posssíveis atividades sobre sistemas biológicos.
Mas e praias de areia verde, você já viu ou ouviu falar de alguma? Sim, elas existem! E são realmente espetaculares. Verdadeiros tesouros da natureza, elas estão localizadas em diferentes locais no planeta e são raríssimas.

São quatro as praias mais conhecidas no mundo onde a areia é naturalmente verde.
Um fenômeno incomum causado pela presença de olivina, um mineral de origem vulcânica. A Olivina é composta principalmente por magnésio e ferro. Ela pertence ao grupo dos silicatos, presentes especialmente em basaltos e peridotitos. Outro tipo de cristal de rocha que pode ocorrer é a serpentina, que são filossilicatos hidratados de magnésio, ferro e níquel.
Uma das mais lindas praias de areia verde é a Papakōlea Beach. Localizada na Ilha Grande do Havaí, perto de South Point, a ponta mais ao sul dos Estados Unidos, essa praia é famosa por suas areias verdes formadas por cristais de olivina.
Outra magnífica praia de areia verde é a praia de Talofofo Beach, localizada na Ilha Guam, Micronésia: Ela é uma das praias de areia verde menos conhecidas, mas igualmente fascinante, onde a areia verde, também composta por olivina, se destaca sob condições ideais de sol. Taloffo Beach é rodeada por falésias de calcário que tornam o cenário ainda mais pitoresco.
Em Punta Cormorant na Ilha Floreana em Galápagos, Equador, situa-se também uma praia que tem areia verde, onde as ondas trouxeram olivina para a costa ao longo dos anos. Punta Cormorant é famosa pela vida selvagem abundante, incluindo arraias e tartarugas marinhas que frequentemente visitam a região.
As margens do lago Hornindalsvatnet, no extremo norte da Noruega, encontra-se talvez a única praia de areia verde da Europa. Diferente das demais, as areias verdes dessa praia são compostas por partículas de cristais de serpentina, formadas por movimentos glaciais há milhares de anos. Hornindalsvatnet, é o lago mais profundo da Europa. A paisagem ao redor do lago é de tirar o fôlego.
É importante notar, que a intensidade da cor verde dessas praias de beleza inigualável pode variar dependendo da concentração de olivina ou serpentina na areia e das condições de iluminação.
Elas são testemunhos ricos da enorme diversidade e das maravilhas geológicas do nosso planeta.
A olivina pode chegar à costa de duas maneiras diferentes. Uma delas é através da erosão de rochas vulcânicas, onde a ação das ondas e do vento as fragmenta liberando os cristais de esverdeadod, que, por serem mais densos que outros minerais presentes, se acumulam na praia. A outra é através de erupções vulcânicas, próximas à costa que podem expelir rochas e cinzas ricas em olivina diretamente para a praia, junto à orla marítima.
Imagem da Capa – Praia – Areia verde – Foto de Leonardo Goncalves wild – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mar-panorama-vista-paisagem-27818732/ – Material ilustrativo
Imagem do texto – Oceano – Areia verde – Foto de Leonardo Goncalves wild – pexels.com: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mar-panorama-vista-paisagem-27818724/ – Material ilustrativo