20.6 C
Betim
domingo, 24 novembro 2024

Diplópodes

O sujeito simpático do vídeo deste post muitas vezes é confundido com uma LACRAIA.

Apesar das aparências, este nosso amigo, na verdade é um PIOLHO DE COBRA, e pertence à classe dos DIPLÓPODES, uma das classes do grupo dos artrópodes.

O filo dos artrópodes, do reino animália engloba ainda as classes dos insetos, aracnídeos, crustáceos e quilópodes.

Repare que o animal possui dois pares de patas em cada segmento da parte posterior do corpo, daí o nome diplópode.

PUBLICIDADE


Seu habitat é o solo de matas e gramados de quintais. Ele se alimenta de plantas e madeira podre, sendo essencialmente herbívoro com importantes funções ecossistêmicas no meio ambiente. Os diplópodes não são venenosos.

As LACRAIAS ou centopéias por outro lado, pertencem à classe dos quilópodes, por possuírem apenas um par de patas por segmento do corpo. Além disso os quilópodes são carnívoros e possuem peças anatômicas inoculadoras de veneno.

Vídeo: Biota do Futuro

* Este conteúdo pode ser aprimorado conforme novas informações, novas evidências, novos conhecimentos, em acordo com o progresso da ciência. *
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Diplópodes. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 01 de novembro de 2015. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/diplopodes/. Acesso em: 24/11/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações