Antes de responder a essa pergunta precisamos conhecer o conceito de BIODIVERSIDADE.
Biodiversidade é a diversidade da vida, compreendida por sua variedade de espécies, com seres de múltiplas formas cores e tamanhos, que evoluíram por adaptação às mais variadas condições ambientais durante bilhões de anos e que interagem entre si e com o meio ambiente, modificando-o e dele recebendo influência.
Corredores ecológicos ou CORREDORES DE BIODIVERSIDADE são espaços ambientais, com vegetação natural original preservada, ou espaços semi naturais que formam elos de conexão entre os diversos ecossistemas ou partes de uma mesma região natural separadas ou fragmentadas por causas naturais ou atividades antrópicas.
Eles integram e interligam diversos ambientes, que precisam estar conectados para a preservação, a sobrevivência e a evolução dos diversos organismos vivos.
São importantíssimos para o deslocamento de espécies, atividade necessária para evitar a perda da biodiversidade, na medida em que propicia as trocas gênicas e a dispersão de sementes que favorecem os processos de crescimento e sustentação dos sistemas naturais, a sucessão ecológica, o equilíbrio ambiental e os níveis adequados da densidade populacional dos diversos organismos.
Cada espécie tem uma tarefa específica no planeta e uma posição na cadeia alimentar que faz parte do equilíbrio sistêmico que é sustentado por delicadas interações.
O desaparecimento de uma espécie provoca uma desarmonia e traz prejuízo aos serviços ambientais prestados pelos diversos elementos biológicos como polinização, controle de agentes e vetores patológicos, sequestro de carbono, preservação da microbiota, manutenção dos ciclos biogeoquímicos, do ciclo de nutrientes e dos ciclos climáticos entre outros.
Interromper ou fragmentar ambientes sem conectá-los através dos corredores de biodiversidade pode alterar as condições de sobrevivência, provocar o isolamento reprodutivo e provocar mesmo a extinção de espécies com perdas irreparáveis na economia da natureza.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *