Os seres vivos podem ser unicelulares constituídos de uma única célula ou pluricelulares, sendo formados por muitas células que originam os tecidos e estes os órgãos que por sua vez constituem os sistemas orgânicos dos seres vivos superiores.
Os seres multicelulares para se desenvolverem precisam passar por processos de divisão celular que tornem possível a formação da célula ovo original e a partir desta a formação das muitas células que compõem os corpos dos organismos vivos.
A MEIOSE é o processo de divisão celular onde uma célula diplóide forma gametas haplóides com a metade do número de cromossomos da célula original.
Os gametas são portanto células reprodutivas que contêm a metade do número de cromossomos ( N ) que caracteriza a espécie. Da união do gameta masculino com o gameta feminino surge o zigoto que tem assim restaurado o número total de seus cromossomos ( 2N ).
A DIPLOIDIA é então a união de duas células haplóides denominadas gametas através da fecundação formando o ovo ou zigoto diplóide. O zigoto se divide na maioria das vezes por MITOSE onde cada célula que é formada tem o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Mas também pode se dividir por meiose.
Na natureza a formação dos gametas ocorre de três formas nos organismos conforme o grupo correspondente ao ciclo reprodutivo.
Na MEIOSE ZIGÓTICA, o zigoto diplóide se divide por meiose gerando 4 células haplóides. Cada uma delas se divide por mitose em várias outras células ou ainda constituem indivíduos multicelulares haplóides. Os gametas são formados por diferenciação dessas células.
Os fungos e alguns tipos de algas apresentam este ciclo de vida onde o zigoto é a única forma diplóide, e o indivíduo multicelular é haplóide.
Na MEIOSE GAMÉTICA, o zigoto se divide por mitose formando um indivíduo diplóide que produz gametas por meiose.
A maior parte dos animais e alguns protistas se caracterizam pela meiose gamética, sendo os gametas a única fase haplóide.
Na MEIOSE ESPÓRICA, o zigoto se diferencia em esporófito multicelular diplóide – a fase dominante – que produz esporos haplóides por meiose. Os esporos se dividem por mitose originando gametófitos multicelulares haplóides onde são produzidos os gametas.
É o que acontece nas plantas e em muitas algas.
E a ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES, o que é? É o ciclo reprodutivo caracterizado pelo indivíduo que apresenta alternância de duas formas multicelulares uma geração esporofítica que produz esporos e uma geração gametofítica que produz gametas que é o caso que acontece na meiose espórica.