A ANATOMIA é o ramo da ciência que estuda de forma macroscópica e microscopicamente o corpo dos seres organizados, desvendando sua constituição, a posição dos diversos órgãos e tecidos e suas relações com o organismo como um todo.
A Anatomia envolve portanto a Citologia, a Histologia, a Embriologia, a Radiologia, a Antropologia e outras tantas sub áreas das ciências e suas ferramentas, para a análise, a comparação e conhecimento da superfície, da topografia interna e de todos os detalhes que envolvem as estruturas que compõem os diversos seres vivos superiores.
Para a melhor compreensão das estruturas que compõem o corpo dos indivíduos os estudos da Anatomia os disseca em partes para o entendimento preciso de sua organização individual e de sua integração na complexa e intrincada organização que compõem.
Assim os organismos são estudados a nível de átomos, moléculas, substâncias, células, tecidos, órgãos sistemas e aparelhos até o indivíduo completo.
Os sistemas que em conjunto formam o corpo de um indivíduo são: o sistema tegumentar, o sistema esquelético, o sistema muscular, o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema digestivo, o sistema urinário, o sistema genital, o sistema endócrino e o sistema sensorial.
Os sistemas podem ser agrupados, formando os aparelhos, como por exemplo, o aparelho cardiovascular, o aparelho urogenital e o aparelho locomotor.
O estudo da anatomia verifica variações diversas que ocorrem de indivíduo para indivíduo dentro de uma mesma espécie e entre espécies diferentes, evidenciando fatores diversos que explicam a diversidade de estruturas e características que compõem cada indivíduo em particular.
A variação anatômica pode caracterizar uma situação de NORMALIDADE onde não ocorre prejuízo de função.
Mas quando a variação determina uma perturbação funcional, então a mesma constitui uma ANOMALIA.
Porém se a variação deforma de forma grave o corpo de um indivíduo, incompatibilizando o seu funcionamento normal em desconformidade com a vida, então temos uma MONSTRUOSIDADE.
DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. São Paulo. Atheneu, 2006. 184 p.