O simpático amiguinho da foto é um inseto da Família Tipulidae, do Gênero Típula. Esses animais se parecem muito com um mosquito grande e até são chamados em muitas regiões de “mosquito gigante”, mas na verdade eles não são mosquitos.
Os Tipulidae não são hematófagos e em algumas espécies as larvas são predadoras de muitos mosquitos verdadeiros que pertencem à Família Culicidae.
São insetos delgados, de aparência delicada, possuindo antenas e patas bastante longas, podendo medir até 6 cm.
São Dipteros, ou seja são insetos que possuem um par de asas transparentes, funcionais e um par de asas vestigiais na forma de alteres ou balancins. Mas diferentemente dos mosquitos suas asas não possuem escamas.
Possuem antenas longas com mais de seis segmentos fazendo assim parte da Sub Ordem Nematocera. Apresentam um ROSTRO com as peças bucais compridas, formando um “focinho” longo.
Possuem olhos compostos e o hábito de manterem as asas abertas quando estão em repouso. O abdome das fêmeas é mais volumoso do que os dos machos.
As larvas possuem uma cápsula cefálica e segmentos abdominais que normalmente apresentam prolongamentos carnudos, parecidos a diminutos tentáculos, que rodeiam os espiráculos ou orifícios respiratórios.
Estes insetos não são bons voadores, praticando um vôo meio desengonçado. Algumas espécies podem ser tão pequenas como os Culicidae.
As larvas podem ser encontradas em ambientes aquáticos ou terrestres. Nos ambientes terrestres preferem substratos úmidos se alimentando de materiais em decomposição, sendo assim detritívoras em sua maioria, porém algumas espécies se alimentam de outras larvas e raízes.
Gostaram de conhecer o novo amiguinho? Até a próxima publicação!
Bibliografia
http://www.riveredgenaturecenter.org/bug-othe-week-giant-eastern-crane-fly/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tipulidae
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *