23.9 C
Betim
quinta-feira, 21 novembro 2024

ICMBio, um marco histórico para a biologia da conservação no Brasil

O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em Regime Especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o SISNAMA – Sistema Nacional de Meio Ambiente.

“Cabe ao Instituto, executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar” ações de políticas públicas para a proteção da biodiversidade no Brasil.

O ICMBio tem ainda a responsabilidade de “fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de POLÍCIA AMBIENTAL para a proteção das Unidades de Conservação federais”. (http://www.icmbio.gov.br/portal/oinstituto)

A criação do ICMBio foi regulamentada pela Lei 11.516 de 28 de agosto de 2007, no Governo do então Presidente Lula. Ver a LEI DE CRIAÇÃO DO ICMBio em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11516.htm)

PUBLICIDADE


Segundo estudos de pesquisadores da Universidade de Queensland e da Wildlife Conservation Society, publicados na Revista Nature, mais de 70% das últimas regiões naturais selvagens intocadas ainda existentes no planeta estão restritas a cinco países do globo, entre eles o Brasil. Os outros quatro são Austrália, Canadá, Rússia e Estados Unidos.

Essas áreas, que ainda não sofreram os impactos das atividades antropogênicas, ou seja, aquelas provenientes das realizações humanas no planeta, são de vital importância para a preservação de milhares de espécies.

A existência de inumeráveis organismos ameaçados pelo desmatamento, pelas mudanças climáticas, pela caça e pesca predatórias, e pela poluição, encontram nestes santuários naturais, refúgios que possibilitam a sua proteção e perpetuação, afirmaram os pesquisadores nesta quarta – feira, 31/10.

Além disso, essas regiões se constituem ainda em eficientes “escudos” contra as catástrofes ambientais que podem assolar a humanidade e os demais seres vivos e são também importantes como como reguladores naturais da biosfera.

Conheça mais sobre o ICMBio no vídeo abaixo

Assim, o Brasil, como sendo o país que abriga a maior biodiversidade do mundo carrega a enorme responsabilidade de ser sempre o vanguardeiro da proteção ambiental em todas as suas formas, implementando continuamente políticas públicas preservacionistas, seguindo sempre o caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social e planetária.

Cabe aos seus cidadãos trabalhadores e ordeiros, estarem sempre atentos em ofertar essas demandas de extrema importância para a nossa soberania aos gestores do nosso país, reclamando sempre a manutenção daquelas ações já implementadas anteriormente e que demonstraram eficácia de cunho social, humanitário e ecológico, a favor do Brasil e do mundo.

Nesta linha de raciocínio, é sem precedentes a contribuição do ICMBio desde a sua criação para a pesquisa e a biologia da conservação, demonstrando que somos capazes, enquanto nação de ações altamente significativas para a continuidade da vida na Terra.

Bibliografia

WELLE, Deutsche. Brasil e quatro países abrigam 70% do que resta de natureza intocada. Carta Capital. São Paulo, 2018. Publicado em: https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/brasil-e-quatro-paises-abrigam-70-do-que-resta-de-natureza-intocada. Acesso em 04/11/2018 ás 19 hs.

ICMBio. Biodiversidade Brasileira. Canal ICMBio. Youtube. Brasília, 2011. publicado em https://www.youtube.com/watch?v=SEFwGcJYbbg&t=34s. Acesso em 04/11/2018 às 19 hs, 25 min.

* Este conteúdo pode ser aprimorado conforme novas informações, novas evidências, novos conhecimentos, em acordo com o progresso da ciência. *
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. ICMBio, um marco histórico para a biologia da conservação no Brasil. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 05 de novembro de 2018. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/icmbio-um-marco-historico-para-a-biologia-da-conservacao-no-brasil/. Acesso em: 21/11/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações