A bacia amazônica, é a maior concentração de água doce superficial do planeta. Seus rios concentram também a maior biodiversidade aquática da Terra. O Rio Amazonas é o maior em volume d´água e extensão do mundo.
Mas essa imensa riqueza não para por aí. Pesquisadores das Universidades Federais do Pará e do Ceará descobriram que a região possui também o maior aquífero subterrâneo do planeta.
É o aquífero ALTER DO CHÃO. Debaixo do solo da Amazônia brasileira existem depósitos imensos de água. Um lago subterrâneo gigante de água limpinha.
O nome deriva do local inicial dos estudos, a cidade de mesmo nome localizada perto de Santarém, Pará.
A reserva subterrânea está localizada nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. Antes o aquífero Guarani era considerado o maior do mundo, compreendendo territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Guarani é um aquífero localizado sob camadas de rocha. Sua recarga ocorre por infiltração por entre as falhas e fissuras das mesmas.
Já o Ater do Chão está sob solo arenoso que funciona como um filtro natural das águas de chuva que percolam o solo e alimentam a imensa reserva.
Dados preliminares indicam que o Alter do Chão possui um volume aproximado de 86.000 km³ de água, mas esse volume pode ser muito maior, após os levantamentos conclusivos.
A geologia do local aponta para terrenos da bacia sedimentar amazônica, com ocorrência de formações de arenito, argilito e siltito em conglomerados.
A datação geológica nos leva ao período cretácio-terciário que encerra as sequências deposicionais iniciais de sedimentos que prosseguem até aos dias atuais.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *