21.7 C
Betim
terça-feira, 17 setembro 2024

Camuflagem e predação

Hoje trazemos para vocês um caso curioso de camuflagem.

O espécime da foto é uma aranha da ordem Araneae, família Thomisidae (Sundevall, 1833), também conhecida como aranha caranguejo.

Esta pequena aranha usou do artifício da camuflagem para literalmente abocanhar sua presa uma mosca das flores da família Syrphidae (Letreille, 1802).

Sua cor característica permitiu que se confundisse com o ambiente, facilitando seu trabalho de obter seu alimento.

A camuflagem é uma adaptação que proporciona proteção contra os predadores e ao mesmo tempo potencializa o fator surpresa para atacar uma presa em potencial.



A camuflagem pode ocorrer através da cor, da forma ou através dessas duas possibilidades ao mesmo tempo.

Ordem Araneae, família Thomisidae – Foto Jefferson Alvarenga

Nota-se que a mosca das flores também possui uma coloração de camuflagem, mas estava no lugar errado no momento do ataque da aranha.

Se a mosca estivesse no botão da flor ao invés de estar nas pétalas, talvez tivesse escapado da aranha.

A predação é uma relação ecológica onde um organismo alimenta-se de outro de uma espécie diferente. A camuflagem é uma estratégia adaptativa de sobrevivência. Espécimes fotografados no Bioma Cerrado, Minas Gerais, Brasil.

Foto: Jefferson Alvarenga – Biota do Futuro

Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Camuflagem e predação. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 05 de agosto de 2024. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/camuflagem-e-predacao/. Acesso em: 17/09/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações