Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos. Tudo na natureza é formado por átomos. Na verdade, tudo no universo.
Mas como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando? Os átomos não existiram desde sempre. Eles tiveram um início na história do tempo.
Alguns átomos são tão antigos quanto o próprio universo. Segundo o Dr. Roberto Costa do IAG da USP, os átomos mais antigos são o hidrogênio e o hélio. O hidrogênio é o átomo mais abundante do universo, cerca de 90% de todos os átomos existentes.
O surgimento do hidrogênio, parte do hélio e alguns traços de outros elementos remonta às origens do universo tendo se formado inicialmente durante o BIG BANG, a grande explosão que deu origem ao cosmos, há aproximadamente 13,8 bilhões de anos atrás, segundo a teoria mais popular no meio científico.
Mas uma parte do hélio é posterior ao Big Bang, tendo se formado no núcleo das estrelas como todos os demais elementos existentes.
Como ainda muitas estrelas podem estar em formação, então o hélio é um dos átomos que continua se formando nos tempos atuais, como todos os outros átomos.
Na verdade, os núcleos das estrelas são as fábricas de átomos no universo. Assim, novas, supernovas e nebulosas planetárias suprem o meio interestelar de átomos. A nebulosa protosolar por exemplo, foi onde o Sol se formou.
A luz solar foi essencial para o surgimento e a sustentação da vida na Terra. Mas uma classe de átomos em especial teve papel importantíssimo nesse processo, os átomos biogênicos.
| Assista ao Vídeo |
| A origem dos átomos – Série Fascínio do Universo. TV USP |
Os átomos biogênicos são a base para a construção de moléculas orgânicas, que são os blocos primordiais para a existência da vida na Terra. Os átomos biogênicos são o Carbono ( C ), o Hidrogênio ( H ), o Oxigênio ( O ), o Nitrogênio ( N ), o Fósforo ( P ) e o Enxofre ( S ).
Esses seis elementos não são exclusividade do nosso planeta, eles estão em todo o universo em grande abundância.
Muito provavelmente eles também podem fazer parte da química pré biótica em outros sistemas de planetas, integrando processos evolutivos como aconteceu aqui mesmo no nosso mundo há cerca de 4, 6 bilhões de anos atrás.
A produção de átomos ocorre sob condições de temperatura e pressão extremas, sendo as estrelas o local primordial onde essas forças de fusão nuclear estão em constante operação. Como no Sol.
No Sol os átomos de hidrogênio são transformados em hélio pela fusão dos núcleos de seus átomos.
Outros átomos, como uma parte dos elementos de número atômico par, também são originados da mesma forma, se tornando mais massivos à medida que os núcleos se fundem.
Entretanto, a fusão nuclear tem um limite, podendo formar elementos até o ferro que tem 26 prótons em seu núcleo.
Os elementos mais pesados depois do ferro, se formam por um processo chamado captura de neutrons, em estrelas inúmeras vezes maiores do que o Sol.
Elementos como o Urânio e o Tório por exemplo são formados a partir de explosões de supernovas que são o resultado do colapso do seus núcleos que desabam sobre si mesmos.
Dessa forma nossas raízes enqunato seres formados por átomos como tudo que existe na Terra, nos coloca inseridos no funcionamento geral do cosmos, apesar da pequenez de nosso mundo e de nós mesmos.
Bibliografia
TV UNIVAP. A origem dos átomos – Série Fascínio do Universo. TV USP [S.I]. São Paulo, Abril 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A-w8EmA0PNU. Acesso em 05/05/2024.
Capa do post: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay – Pixabay.com – Capa do vídeo – Imagem de Infinite Fantasy por Pixabay – Pixabay.com
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *