Pesquisar

Distúrbio de colapso de colônia

O Distúrbio de Colapso de Colônia, ou CCD é um fenômeno que atinge as abelhas, possivelmente causado pela ação de agrotóxicos.

As abelhas são afetadas em seu sistema neuromotor, cujos efeitos são entre outros a perda da capacidade de orientação em relação à posição da colméia e das fontes de pólen.

Toxinas inibidoras contidas nos inseticidas restringem a ação da enzima acetilcolinesterase que cataliza a transmissão do impulso elétrico entre as células nervosas.

Isso atrapalha a orientação da dança conspícua realizada pelas abelhas, sempre orientada em relação a posição do sol, que codifica informação espacial e temporal, elementos indicadores sobre a posição precisa das fontes de alimento e do ninho.

Perdidas, as abelhas morrem longe da colônia e esta acaba por entrar em colapso por causa da falta de suprimento de pólen para a comunidade.

PUBLICIDADE


* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Distúrbio de colapso de colônia. Biota do Futuro. Betim, 1 de maio de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/disturbio-de-colapso-de-colonia/. Acesso em 01/04/2025 às 20:04 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações