O Gavião Real (Harpia harpyja) é uma das maiores aves de rapina do mundo e a maior águia do Brasil.
Seu bico é muito forte, suas garras são maiores que as do urso pardo americano e suas pernas são muito grossas tendo o diâmetro de um punho de um homem adulto.
Esta ave é predadora por excelência ocupando o topo da cadeia alimentar.
Apesar de não possuir predador, está ameaçada de extinção por causa das atividades antrópicas que alteram o seu ambiente natural, fragmentando os habitats com reflexos na diminuição da fauna da qual ela se alimenta.
A Águia Real, como também é chamada, tem ampla distribuição em quase todo Brasil (regiões em verde no mapa). Na língua indígena é chamada de Uiraçu
Os machos são menores pesando de 4 a 5 kg. As fêmeas são maiores e pesam de 7,6 a 9 kg. Podem atingir 1,05 metros de comprimento e alcançam uma envergadura de asas de até 2,20 metros.
Quando adultos apresentam um dorso cinza escuro quase negro, partes inferiores das asas e “calções” com estrias negras, calda escura com três barras cinzas. A cabeça possui um penacho bipartido como uma coroa.
A descrição desta ave é de Linnaeus ( 1758 ) que se inspirou nos monstros alados da mitologia grega para nomeá-la. O nome HARPIA deriva do grego e denomina um ser hibrido metade águia e metade mulher.
A alimentação se baseia em mamíferos arborícolas e terrestres como preguiças, macacos, cachorros do mato, quatis, tatus, pequenos répteis, entre outros.
É monogâmica e constrói seus ninhos no dossel superior das florestas em forquilhas dos troncos de árvores emergentes de 35 a 50 metros de altura, usando gravetos e folhas secas.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *