Os impactos no meio ambiente podem ser de origem natural ou por modificações antrópicas ou seja, aquelas alterações produzidas pelas atividades humanas que afetam os ecossistemas naturais.
Os impactos ambientais podem causar degradação dos ecossistemas e desequilíbrios ecológicos.
Mas os impactos também podem ser positivos, por exemplo quando se implementam ações para proteção de mananciais, tratamentos de esgotos, construção de travessias ecológicas nas rodovias para proteção da fauna em suas movimentações naturais nos habitats, entre outros.
Tanto os impactos causados pelas atividades antropogênicas na crosta terrestre como aqueles de origem natural podem ter aspectos positivos ou negativos conforme o caso.
Entretanto, as atividades do homem moderno, desde o seu aparecimento, tem provocado as mais espetaculares modificações nos ambientes naturais.
As ações humanas no planeta têm sido terrivelmente predatórias. Mais espécies já desapareceram para sempre desde o surgimento e por causa da presença do homo sapiens no planeta do que todas as grandes extinções, já acontecidas por causas naturais.
E o pior numa velocidade muito mais avassaladora, sem a mínima chance ou tempo para recomposição por parte da natureza.
E mais, tudo isso de forma deliberada pelas criaturas a quem mais caberia proteger as outras espécies, co habitantes do sistema Terra, por suas capacidades de seres superiores frente aos demais seres vivos.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *