Buenos Aires e Montevideo também também serão atingidos pela fumaça resultante dos incêndio que ocorrem na amazônia brasileira, no pantanal e em outras formações vegetais do nosso pais, incluindo o cerrado.
A enorme faixa de fumaça e fuligem que cobre todo o Brasil vai aumentar se expandindo até a Argentina e Uruguai durante toda essa semana é o que alerta a Metsul Meteorologia.
Empurrada por correntes de vento do quadrante norte, a fumaça tem origem principalmente nos incêndios que ocorrem no chamado arco do desmatamento localizado no sul do Amazonas, mas também proveniente do Pará e Mato Grosso.
Uma camada de ar quente a 1500 metros de altitude, transporta a fumaça que por estes dias tem tido influência aumentada também por queimadas que ocorrem na região do chaco paraguaio e na Bolívia.
O material particulado deixa a atmosfera densa em tons de cinza e só será dissipado com a chegada das primeiras chuvas mais prolongadas sobre a região de sua ocorrência.
O modelo do Sistema Copernicus da União Européia, que mede a dispersão atmosférica de aerossóis, confirma a chegada da fumaça que já cobre todo o território brasileiro, também aos países vizinhos.
Em termos de saúde o evento pode afetar principalmente as crianças e os idosos com ocorrência de quadros que incidem nas vias respiratórias. É recomendável maior atenção com a hidratação e recursos de umidificação do ar nos ambientes domésticos de maior permanência. Caso necessário o médico deverá ser consultado.
Bibliografia
MetSul. FUMAÇA DE QUEIMADAS AUMENTARÁ E CHEGARÁ A BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU. Metsul.com [S.I]. Porto Alegre, Setembro 2024. disponível em: https://metsul.com/fumaca-de-queimadas-aumentara-e-chegara-a-buenos-aires-e-montevideu/. Acesso em 09/09/2024 ás 15:20 h.
PENGORIM, Josélia. Brasil está coberto de fumaça. Climatempo [S.I]. São Paulo, Setembro de 2024. disponível em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/09/09/brasil-esta-coberto-de-fumaca-6316. Acesso em 09/09/2024 às 16:00 h.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *