Pesquisar

Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS

Infecções por um vírus respiratório que causa fortes sintomas gripais, tem causado grande movimentação em hospitais do norte da China.

Trata-se do HMPV, um metapneumovírus humano. O patógeno já é bem conhecido. Os casos têm afetado principamente crianças e adolescentes.

As autoridades sanitárias do país asiático recomendaram precauções diante de um aumento inesperado de casos agudos da infecção, afastando contudo a possibilidade de ser um surto, segundo as primeiras informações.

O HMPV foi identificado em 2001 na Holanda onde os pesquisadores viram que o vírus já estava em circulação há várias décadas.

A infecção respiratória associada ao HMPV ocorre principalmente no inverno, com casos já registrados inclusive no Brasil conforme informações da ex presidente da Sociedader Brasileira de Virologia Helena Lage Ferreira.

Helena que é atualmente Professora e pesquisadora da USP, disse que o vírus circula sazonalmente e que uma grande parte da população já apresenta alguma imunidade. Entretanto, existe a necessidade de vigilância.

O vírus se dissemina através de gotículas proveniente da tosse ou espirro. Ele foi registrado pela primeira vez em nosso país em 2004.

Os sintomas da infecção são febre, tosse e congestão nasal, de natureza moderada ou leve, mas com reações que podem ser mais graves, principalmente em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas. pneumonia e bronquite associadas a falta de ar podem ser desencadeadas.

O período de incubação é estimado de 2 a 3 dias, reinfecções são comuns e a duração dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa.

As autoridades seguem monitorando visando possíveis ações preventivas de conteção e mitigação de riscos, caso seja necessário. Por enquanto não há motivo para alarme, dizem especialistas.

Como qualquer outro vírus respiratório para evitar a propagação ou o contágio é bom higienizar as mãos com sabão e álcool em gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e usar máscara em caso de sintomas já instalados.

Até o momento, o aumento inesperado de casos na china, tem motivado a necessidade de investigar se há evidências de uma possível mutação que pode ser problemática sob o ponto de vista imunológico.

Manter a vacinação contra as outras infecções respiratórias que já possuem imunizantes em dia é importante a fim de manter o organismo protegido, pelo menos naquilo que é possível. Por enquanto não existe vacina específica para o vírus HMPV.

Imagem da Capa – Foto de Pavel Danilyuk – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-mulher-tecnologia-laboratorio-8442097/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS. Biota do Futuro. Betim, 16 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/infeccao-viral-tem-sobrecarregado-hospitais-na-china-e-preocupa-oms/. Acesso em 26/04/2025 às 08:34 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações