Pesquisar

Maré vermelha

É um fenômeno muito curioso que ocorre em rios e mares e não tem nada a ver com sangue na água, ou sinal apocalíptico do fim do mundo, como fantasiam algumas pessoas.

É um fenômeno provocado pelo florescimento de algas unicelulares denominadas dinoflagelados, podendo ser ocasionado também por cianobactérias e diatomáceas.

São micro organismos fotossintetizantes e fazem parte do fitoplâncton fluvial ou marinho. Essas minúsculas criaturas, possuem pigmentos do grupo das xantofilas que dão a cor características dessas algas vermelhas ou pirrófitas. O seu florescimento normal não muda em nada o aspecto nem a coloração da água.

Entretanto, um processo denominado EUTROFIZAÇÃO, que é o um excesso de nutrientes dissolvidos, causado pelo lançamento de dejetos orgânicos e industriais nas águas, altera a luminosidade, o PH, a salinidade e outros fatores que favorecem a proliferação anormal desses organismos.

A eutrofização aumenta as taxas de elementos como nitrogênio e fosfato entre outros e pode ser causada também pelas chuvas que carregam esses nutrientes junto com os solos das atividades agrícolas alterados pelos processos de adubação.

PUBLICIDADE


Maré Vermelha

A maré vermelha pode ser perigosa, pois alguns destes micro organismos liberam toxinas que podem envenenar os animas aquáticos e o próprio ser humano.

Moluscos como os mexilhões, não são afetados pelas toxinas, mas podem servir como bio acumuladores, ao filtrar a água em seu processo de alimentação e intoxicar assim, outros organismos que os ingerem, inclusive os seres humanos.

As fotos mostram a maré vermelha no rio Yang-Tsé na China e em uma praia de Fortaleza, Ceará.

 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Maré vermelha. Biota do Futuro. Betim, 14 de outubro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/mare-vermelha/. Acesso em 01/04/2025 às 20:01 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações