23 C
Betim
quinta-feira, 7 novembro 2024

O que é criptobiose?

Criptobiose é a capacidade de um organismo colocar em absoluta suspensão seus sinais vitais de modo que sua atividade metabólica fica dormente ou até mesmo para temporariamanete de forma reversível. Essa condição impede também a reprodução, o desenvolvimento e até o envelhecimento do animal.

O termo criptobiose foi criado em 1959 pelo biólogo britânico David Keilin e significa vida oculta.

Os animais que possuem essa capacidade a usam como estratégia de sobrevivência em caso de situações extremas do meio ambiente suportando condições adversas para depois retomar seu metabolismo normal quando os fatores ecológicos se tornarem novamente favoráveis.

Tardigrado ao microscopio – Fonte Intituto Butantan

Temperaturas extremas tanto baixas como altas, radiações elevadas, baixa humidade, anoxia, acidez do meio, pressões altíssimas e até o vácuo são fatores que podem levar certos organismos a assumir momentaneamente a criptobiose.

PUBLICIDADE

Um exemplo de animal que usa essa estratégia de sobrevivência é o tardígrado. Esse animal conhecido também como “urso d’água, surgiu no planeta há 600 milhões de anos e mede aproximadamente 0,5 mm de comprimento quando adulto.

Os tardígrados são cosmopolitas, habitam praticamente todos os ambientes da Terra. Em condições adversas eles reduzem suas atividades vitais para cerca de 0,01% em relação ao normal.

Estudos sugerem que a criptobiose dos tardigrados, por exemplo, pode ser explicada pela presença de altas concentrações de açúcares como a trealose e a sacarose. Esses carboidratos ajudam a preservar as células e substituem a água nos tecidos.

Um outro fator seria a presença de uma proteína especial denominada de proteína supressora de danos (Dsup), que aumenta a resistência das células.

Tardígrado – Imagem de Peter Schmidt – Por Pixabay.com

Outro exemplo é uma espécie nova de nematóide encontrado a aproximadamente 40 metros de profundidade numa região de permafrost da Sibéria. O verme foi batizado com o nome Panagrolaimus kolymaensis e relatado em um estudo publicado em 2023. Ele estava em animação suspensa há quase 46 mil anos.

Os pesquisadores descobriram que a espécie é triplóide, ou seja, seu genoma é composto por 3 conjuntos de cromossomos, como ocorre também em algumas espécies de peixes e ostras.

Os mecanismos utilizados por eles para sobreviverem às condições extremas de dessecação e congelamento são a biossíntese do dissacarídeo treolase e a gliconeogênese.

Outra espécie de nematóide criptobiótico, P. davidi, foi encontrada na antártida e estudada em 2015. Neste organismo, inibidores moleculares impediam a formação de gelo intracelular, mesmo o organismos estando hidratado.

Até agora, o organismo conhecido que suportou por mais tempo um estado de vida latente é uma bactéria, descoberta no abdômen de uma abelha preservada em âmbar. O achado aconteceu na República Dominicana. Ela foi trazida de volta à vida ativa após mais de 25 milhões de anos

Bibliografia

SHATILOVICH, Anastasia et al. A novel nematode species from the Siberian permafrost shares adaptive mechanisms for cryptobiotic survival with C. elegans dauer larva. Plos Genetics [S.I]. Califórnia, EUA, Julho de 2023. Disponível em: https://journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.1010798. Acesso em 04/11/2024 às 7:30 h.

MCGILL, Lorraine M. Anhydrobiosis and Freezing-Tolerance: Adaptations That Facilitate the Establishment of Panagrolaimus Nematodes in Polar Habitats. Plos One [S.I]. Califórnia, EUA, Março de 2015. Disponível em : https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0116084. Acesso em 04/11/2024 às 8:55 h.

TAVARES, Aline. Criptobiose: animal mais resistente do mundo consegue “pausar” o organismo e viver décadas sem água. Instituto Butantan [S.I]. São Paulo, Novembro de 2023. Disponível em: https://butantan.gov.br/butantan-educa/criptobiose-animal-mais-resistente-do-mundo-consegue–pausar–o-organismo-e-viver-decadas-sem-agua. Acesso em 04/11/2024 às 9:15 h.

ONODY, Roberto M. Criptobiose – Um verme ressuscita depois de 46.000 anos. IFSC- USP [S.I]. São Carlos, SP, Setembro 2023. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/criptobiose-um-verme-ressuscita-depois-de-46-000-anos/. Acesso em 04/11/2024 às 9:40 h.

BBC. O verme que voltou à vida após ficar congelado por 46 mil anos. BBC Brasil [S.I]. São Paulo, Julho de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl7nn598z1xo. Acesso em 04/11/2024 às 10:10 h.

Imagem da Capa: Tardígrado – Foto de Pete Linforth – Por Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/illustrations/ai-generated-tardigrade-phylum-8706643/

Tardígrado ao microscópios – Instituto Butantan. Disponível em: https://butantan.gov.br/assets/page-image/tardigradomicroscopio-d922a2f3fb243570.jpg

Tardígrado – Imagem de Peter Schmidt – Por Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/illustrations/tardigrade-creature-cosmos-universe-8911643/

* Este conteúdo pode ser aprimorado conforme novas evidências, novos avanços do conhecimeto, em acordo com o progresso da ciência. *
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é criptobiose? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 04 de novembro de 2024. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-criptobiose/. Acesso em: 07/11/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações