Pesquisar

O que é passivo ambiental

Passivo ambiental são obrigações, ônus e responsabilidades devidas ou geradas por causadores de danos ambientais.

O passivo ambiental pode ser gerado por causa de qualquer atividade que afete o meio ambiente e o seu equilíbrio natural ou implique em perdas financeiras, sociais e risco ou prejuízo para as pessoas. Constitui uma dívida com o meio ambiente e a sociedade.

Por outro lado, a preservação ambiental promovida por qualquer gerador de atividade econômica como proteção de florestas e nascentes, constitui um ativo ambiental, um crédito sobre os cuidados com os ecossistemas e os recursos naturais protegidos.

O passivo ambiental representa um risco financeiro para as empresas na medida em que reduz o seu patrimônio líquido, devido aos custos com reparação, possibilidade de multas, mitigação de danos, e atendimento às normas e à legislação.

Além disso, a empresa pode ter sua credibilidade diminuída impondo também perdas relativas ao seu conceito junto à sociedade,  às instituições de crédito e aos órgãos de fiscalização e controle.

PUBLICIDADE


Por exemplo o despejo ou o descarte inadequado de materiais como entulhos da construção civil em locais não licenciados para bota fora podem causar degradação do meio ambiente e contaminação que se torna um passivo ambiental.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é passivo ambiental. Biota do Futuro. Betim, 19 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-passivo-ambiental/. Acesso em 02/04/2025 às 06:47 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações