Passivo ambiental são obrigações, ônus e responsabilidades devidas ou geradas por causadores de danos ambientais.
O passivo ambiental pode ser gerado por causa de qualquer atividade que afete o meio ambiente e o seu equilíbrio natural ou implique em perdas financeiras, sociais e risco ou prejuízo para as pessoas. Constitui uma dívida com o meio ambiente e a sociedade.
Por outro lado, a preservação ambiental promovida por qualquer gerador de atividade econômica como proteção de florestas e nascentes, constitui um ativo ambiental, um crédito sobre os cuidados com os ecossistemas e os recursos naturais protegidos.
O passivo ambiental representa um risco financeiro para as empresas na medida em que reduz o seu patrimônio líquido, devido aos custos com reparação, possibilidade de multas, mitigação de danos, e atendimento às normas e à legislação.
Além disso, a empresa pode ter sua credibilidade diminuída impondo também perdas relativas ao seu conceito junto à sociedade, às instituições de crédito e aos órgãos de fiscalização e controle.
Por exemplo o despejo ou o descarte inadequado de materiais como entulhos da construção civil em locais não licenciados para bota fora podem causar degradação do meio ambiente e contaminação que se torna um passivo ambiental.