Enzimas são proteínas globulares, portanto portadoras de estrutura terciária, com propriedades especiais.
Essas moléculas grandes e complexas possuem a capacidade de funcionarem como catalisadores, ou seja, são capazes de acelerar as reações bioquímicas no interior das células, reduzindo a energia de ativação que seria necessária para que os processos que regem a química da vida aconteçam.
Ao realizarem suas atividades nas células, elas permanecem inalteradas, sendo reutilizadas continuamente nos processos celulares.
As enzimas, portanto, não alteram o produto final das reações nem são consumidas durante o processo.
As enzimas são muito eficientes em concentrações muito baixas e agem em um substrato, proporcionando no mesmo que determinados tipos de reações ocorram mais rápido.
As enzimas são muito específicas, cada uma cataliza um tipo de reação ou um pequeno grupo de reações por possuírem sistemas de encaixes moleculares bem particulares, formando sítios ativos onde os substratos ou reagentes se ligam, como uma chave e uma fechadura.
A temperatura é um fenômeno crucial para o funcionamento das enzimas como o é para todas as demais proteínas pois essas biomoléculas trabalham dentro de uma faixa ótima, acima da qual podem ter sua estrutura molecular comprometida, desenrolando e sofrendo um processo chamado DESNATURAÇÃO.
Existem quase dois mil tipos de enzimas conhecidas e seus nomes são formados adicionando-se o sufixo ASE à raiz do nome do substrato, ou seja à molécula que é reativa à ação da enzima.
Vamos dar um exemplo. A hidrólise ou quebra do amido ( também denominado amilose ), em moléculas de glicose é catalisada pela enzima AMILASE.
Finalmente é bom ressaltar que existem também as ribozimas, que são moléculas de RNA que funcionam como catalisadoras, ativando determinadas reações no interior das células.
Bibliografia
JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 8ªed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A, 2005. 332 p.
CHAMPE, Pamela C.; HARVEY, Richard A.; FERRIER, Denise R. Bioquímica Ilustrada. 3ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2006. 534p.
STORER, TRACI I. et al. Zoologia Geral. 6ª ed. São Paulo. Companhia Editora Nacional, 2007. 816 p.
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *