20.1 C
Betim
quarta-feira, 22 janeiro 2025

O que são movimentos orogenéticos e epirogenéticos?

A crosta terrestre é toda fraturada, essas fraturas geraram extensas áreas compartimentadas em blocos que se movimentam denominadas placas tectônicas.

As placas tectônicas “deslizam” sobre o manto, camada que se localiza logo abaixo e que se movimenta por causa da convecção do magma formando correntes que ascendem ou descem nas profundezas do globo.

Esses movimentos provocam transformações na superfície originando o relevo. São dois os movimentos de transformação da crosta, devido à tectônica de placas.

Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas.

Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente.

Os movimentos orogenéticos das placas tectônicas são responsáveis também pelo fenômeno da deriva continental onde os continentes sobre as várias placas tectônicas se movimentaram originando a conformação das massas de terra do globo como hoje se encontram

O movimento orogenético é o responsável pelos grandes dobramentos com elevação de grandes massas de terra que formam as cadeias de montanhas e podem também originar falhas. Em escala de tempo geológico são movimentos rápidos.

São movimentos característicos de terrenos jovens, que ainda estão acontecendo no presente como aqueles que formaram e ainda formam os Andes e o Himalaia.

Os movimentos epirogenéticos são aqueles que ocorrem verticalmente. Eles não provocam falhas.

Quando o movimento ocorre para cima ocorre um soerguimento. Se o movimento é para baixo ocorre uma subsidência.

O movimento epirogenético ocorre de forma lenta e gradual em uma escala de tempo geológico, sendo característico de locais no interior dos continentes longe das bordas das placas e também em terrenos mais antigos.

Todas as movimentações que ocorrem no interior da crosta geram intensos deslocamentos de forças com liberação de energia em forma de ondas que se propagam e podem gerar os terremotos e os abalos sísmicos.

Bibliografia

MARIN, Luiz (editor). Biblioteca Scientific American – V. 1 – Terra Mutante. São Paulo. Duetto, 2013. 82 p.

* O conteúdo do site é produzido a partir de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que são movimentos orogenéticos e epirogenéticos? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 04 de janeiro de 2017. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-sao-movimentos-orogeneticos-e-epirogeneticos/. Acesso em: 22/01/2025.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações