21 C
Betim
quinta-feira, 21 novembro 2024

O que são plastídeos?

Plastos ou plastídeos são organelas citoplasmáticas próprias das células vegetais. Possuem também dupla membrana com aspecto trilaminar que caracteriza a unidade de membrana das células dos seres vivos, com sua bi camada lipoprotéica e seu espaço entre as camadas. Possuem também um genoma próprio semelhante aquele das bactérias e das mitocôndrias.

Os plastídeos são estruturas intra celulares originadas de proplastos presentes nos tecidos meristemáticos que são aqueles tecidos ainda indiferenciados que nas células vegetais têm a capacidade de produzir novas células.

Os proplastos são pequenos e incolores e se diferenciam  em plastos a medida que se desenvolvem nas células dos tecidos vegetais que realizam a fotossíntese.

Nas células meristemáticas os proplastos são multiplicados e repassados às células filhas durante o processo de divisão celular.

PUBLICIDADE


Nas células já diferenciadas os plastos funcionais dão origem a novos plastos por fissão binária.

A transmissão do genoma plastidial na reprodução sexuada dos vegetais é feito pelo gameta feminino na maioria dos vegetais superiores, caracterizando como no caso das mitocôndrias uma herança de origem essencialmente materna dessas organelas.

Os plastos podem ser de três naturezas. Os cromoplastos e os cloroplastos apresentam pigmentos que absorvem a luz solar em algumas faixas de ondas e refletem outras. A luz refletida determina a cor do pigmento e da peça da anatomia vegetal que o contém. Os leucoplastos não apresentam pigmentos e portanto são incolores.

Os plastos que realizam a fotossíntese são os cloroplastos pois possuem o pigmento essencial para a realização deste importante processo através do qual a maior parte da energia do sol entra na biosfera.

Moléculas de clorofila no interior dos cloroplastos de uma célula vegetal
Moléculas de clorofila no interior dos cloroplastos de uma célula vegetal

Os cromoplastos, plastos que não realizam a fotossíntese, são os xantoplastos (pigmentos amarelos) e os eritroplastos (pigmentos vermelhos).

Xantoplastos e eritroplastos co evoluíram com os insetos e outros animais propiciando interações ecológicas que favorecem e estimulam a polinização e a dispersão de sementes  através da frugivoria (alimentação a base de frutos).

O desenvolvimento dos cromoplastos representados pelos xantoplastos e eritroplastos ocorre pelo enorme acúmulo de grandes quantidades de carotenóides podendo acontecer também pela degradação da clorofila, com alteração da estrutura lamelar das membranas internas dos cloroplastos durante o processo de amadurecimento dos frutos por ação de fito hormônios ou na fase de senescência das folhas.

Os leucoplastos, que são os plastos não pigmentados sintetizam e armazenam substâncias de reserva como o amido (amiloplastos), proteínas (proteoplastos) e lipídeos (oleoplastos).

Os amiloplastos podem se diferenciar em cloroplastos em presença de luz e outras condições.

Por fim, como já foi dito, os cloroplastos são os plastídeos ou plastos onde tem lugar a fotossíntese. Os pigmentos de clorofila que eles contêm são excitados pela energização dos elétrons de seus átomos constituintes.

A energia luminosa do sol é assim processada no interior dos cloroplastos e transformada em energia química presente nas ligações dos átomos dos compostos de carbono que são sintetizados em presença de água, CO2  e minerais do solo, com a consequente liberação de oxigênio para a atmosfera.

Bibliografia

RAVEN, Peter H. ; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara koogan S.A, 2007. 830 p.

* Este conteúdo pode ser aprimorado conforme novas informações, novas evidências, novos conhecimentos, em acordo com o progresso da ciência. *
* Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que são plastídeos? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 26 de outubro de 2016. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-sao-plastideos/. Acesso em: 21/11/2024.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha eu não sei se é por falta de atualização, mas os cloroplastos não são um tipo de cromoplasto. Na verdade os cloroplastos podem dar origem a cromoplastos, esse processo envolve a perda da clorofila e da estrutura lamelar interna, dando lugar aos carotenoides. Talvez seja interessante você revisar esse post com fontes mais atuais

    • Oi Rayane,

      Muito obrigado pela sua participação! Agradecemos muito o seu comentário! É muito importante essa troca de informações para a construção do conhecimento! Ficamos felizes com o seu feed back! Estamos sempre trabalhando para que o nosso conteúdo esteja sempre de acordo com o conhecimento mais atualizado! Vamos revisar esta publicação em breve sim! Se puder nos ajudar ainda mais nos envie a fonte dessa informação que você nos fornece com a gentileza de uma colaboradora atenta e dedicada que você demonstra ser! Biota do Futuro é um ideal e um projeto. Um ideal de trabalho com responsabilidade social e um projeto de sustentabilidades! Estamos construindo um sonho! Tudo de bom! E continue sempre conosco!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações