Pesquisar

Poeira do Saara fertiliza a amazônia

O sistema Terra é mesmo fantástico. A biosfera é constituída por todos os ecossistemas do planeta em perfeita interação e interdependência.

O clima de cada região com seus regimes de chuvas, ventos, variadas temperaturas, correntes marinhas e glaciares influencia as diferentes biotas ou comunidades de seres vivos incontáveis em todo o globo e é também influenciado por estes.

A atmosfera da terra evoluiu conjuntamente com o trabalho dos organismos vivos na sua superfície que auxiliaram com suas atividades biológicas a formação de condições cada vez mais propícias ao florescer e sustentação da vida. Tudo interligado, um encadeamento de processos formando uma teia. A teia da vida.

Um dos biomas mais importantes do planeta a AMAZÔNIA por exemplo, recebe influência de outro ecossistema situado a mais de dois mil quilômetros, do outro lado do oceano, o deserto do Saara.

Os ventos alísios provenientes do continente africano, transportam muitas toneladas de poeira sobre o Atlântico, sendo que boa parte cai sobre a floresta amazônica trazendo junto muitos nutrientes importantes para as plantas, entre eles o FÓSFORO.

PUBLICIDADE


Estes nutrientes vindos do Saara junto com a poeira, conseguem repor a grande quantidade que é perdida pelo carreamento e dissolução devido às fortes chuvas da região da nossa floresta tropical.

Além disso, parte fica em suspensão ajudando na aglutinação de moléculas de água provenientes da evaporação dos rios, da evapotranspiração da floresta e da umidade que vem do oceano formando as nuvens de chuva.

Estas nuvens, grandes massas de ar úmido, formam verdadeiros RIOS VOADORES, sendo então empurradas pelos mesmos ventos, indo de encontro à Cordilheira dos Andes, onde fazem uma volta e vem alimentar as chuvas que caem nas regiões sudeste e sul.

Sabemos ainda, que as condições de vida na terra dependem das atividades tectônicas nas placas continentais, do campo magnético gerado pelo movimento do núcleo da terra, pelas forças de maré provocadas pela lua, bem como dos ventos cósmicos.

Além disso a terra ocupa uma posição favorável em relação ao sol, numa zona de habitabilidade, nem muito perto nem muito longe de nossa estrela, propiciando condições favoráveis de radiação solar que permite a existência de água líquida.

Como vemos tudo é um grande sistema com subsistemas conectados e interdependentes.

Assistam ao filme da NASA, mostrando como a poeira do deserto, principalmente da depressão Bodele, no Chade, formada depois que o maior lago da África secou há mais de mil anos, influencia e muito a Amazônia e outros ecossistemas do Brasil.

 

 


Bibliografia

GRAY, Ellen. NASA Satellite Reveals How Much Saharan Dust Feeds Amazon’s Plants. Nasa [S.I]. Greenbelt, Maryland – USA, 2015

Disponível em: https://www.nasa.gov/content/goddard/nasa-satellite-reveals-how-much-saharan-dust-feeds-amazon-s-plants. Acesso em 04/04/2016 às 14:35 h.

Vídeo: NASA – Domìnio Público disponivel em: https://youtu.be/ygulQJoIe2Y

 


 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Poeira do Saara fertiliza a amazônia. Biota do Futuro. Betim, 4 de abril de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/poeira-do-saara-fertiliza-a-amazonia/. Acesso em 01/04/2025 às 20:11 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações