A situação de vulnerabilidade humana tem se agravado seriamente nos últimos anos no Brasil. Isso demonstra uma queda nos índices de oportunidades e uma elevação das condições sub humanas em nosso país.
Conforme levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG), foi constatado em dezembro de 2024, a existência de 327.925 pessoas morando nas ruas no nosso país. Ao final, de 2023, os números apurados apontavam 261.653 pessoas nessa situação.
Assim, para o período de dezembro de 2023 até o mesmo mês do ano de 2024, houve um acréscimo de 25% no número de seres humanos sem um lar para morar no Brasil – Informou o Observatório do Terceiro Setor.
O crescimento no número de moradores de rua no Brasil vai contra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e coloca o Brasil na contramão das metas estabelecidas.
Especificamente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 11 estão prejudicados.
O ODS 10, visa reduzir as desigualdades, e o ODS 11, tem como objetivo construir cidades e sociedades sustentáveis, garantindo o acesso de todos a uma habitação adequada, segura e acessível.
A falta de moradia agrava várias outras situções relacionadas a outros direitos humanos básicos, como o acesso à educação e à saúde entre outros.
Os dados do levantamento mostram que 7 de cada 10 pessoas em situação de rua no país não terminaram o ensino médio. Além disso, 11% delas são analfabetas.
O resultado disso é que as oportunidades de emprego para essas pessoas são prejudicadas enormemente. A possibilidade de elas saírem dessa situação de vulnerabilidade social extrema é dificultada sobremaneira.
Bibliografia
Redação. População de rua brasileira cresceu 25% em um ano. Observatório do Terceiro Setor [S.I]. São Paulo, Janeiro de 2025. Disponível em: População de rua brasileira cresceu 25% em um ano. Acesso em 27/04/2025 às 10:30 h.
Imagem da Capa – Foto de Timur Weber – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/maos-com-fome-faminto-sem-teto-9532273/ – Adaptação