Todos já ouvimos falar sobre a face oculta da lua. Observando da Terra, vemos sempre a mesma face do nosso satélite natural. O outro lado não podemos ver. Mas por que isso ocorre? Existe uma explicação?
Sim, existe. Você já ouviu falar em MOVIMENTO SÍNCRONO? Em física movimento síncrono se refere a dois movimentos que acontecem ao mesmo tempo em um mesmo período.
Esse fenômeno tem a ver com a conservação do MOMENTO ANGULAR.
É o que acontece com a lua. Ela executa dois movimentos, o movimento de ROTAÇÃO, ao redor do seu próprio eixo e o movimento de TRANSLAÇÃO ao redor da Terra.
O fato é que os dois movimentos são SÍNCRONOS, ou seja, um acontece no mesmo momento que o outro, em períodos idênticos, com a mesma duração.
Nosso satélite natural completa uma volta ao redor do próprio eixo (movimento de rotação) no mesmo tempo que leva para completar uma volta orbitando a Terra, 27,3 dias.
Portanto a face oculta só é oculta, de fato, porque à medida que a Lua gira em torno da Terra ela também gira em torno de si mesma, completando ambos os movimentos no mesmo tempo.
Por isso, nós aqui da Terra, observamos sempre a mesma face da lua voltada para o nosso planeta.
A propósito, não existe o lado escuro da lua. A face oculta é iluminada pelo sol da mesma forma que a face que podemos ver.
Mas a face oculta da lua não é totalmente oculta. A lua executa também um movimento oscilatório denominado LIBRAÇÃO.
Por causa disso ao longo dos dias uma pequena região antes oculta pode ser vista também, enquanto outra pequena região se torna invisível aos observadores na Terra.
Jefferson Alvarenga – Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental.