Pesquisar

Sapos, Rãs e Pererecas, qual a diferença?

São anfíbios, da ordem dos anuros. Apresentam desenvolvimento por metamorfose. Possuem pulmões muito simples com respiração essencialmente cutânea. Perdem a cauda na fase adulta. Todos são saltadores e podem ser diferenciados por algumas características morfológicas , de hábitos e de habitat.

Os sapos são volumosos de médio e grande porte, pele rugosa e seca, com glândulas paratóides protuberantes atrás dos olhos. Possuem pernas curtas e seus saltos são pequenos. De hábito terrestre, gostam  de ambientes com pouca água.

As rãs são geralmente de pequeno e médio porte, pele úmida e lisa, são melhores saltadoras do que sapos e pererecas. Possuem portanto as patas traseiras bem longas. Preferem ambientes com muita água como a proximidade de lagos ou lagoas, são boas nadadoras, possuindo membranas interdigitais ou seja, entre os dedos, nas patas traseiras. Algumas espécies são venenosas.

As pererecas, são geralmente pequenas. Possuem hábito arborícola, também com pele lisa e úmida, pernas finas e longas sendo excelentes  saltadoras. Possuem lamelas ou discos adesivos nas pontas dos dedos. Essas ventosas  fazem desses animais bons exploradores de superfícies verticais. Muitas sobem pelas paredes nas casas. Uma de suas características marcantes são os olhos esbugalhados.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Sapos, Rãs e Pererecas, qual a diferença?. Biota do Futuro. Betim, 30 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/sapos-ras-e-pererecas-qual-a-diferenca/. Acesso em 02/04/2025 às 23:24 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações