Pesquisar

Tartarugas, cágados e jabutis, qual a diferença?

Todos pertencem à classe dos RÉPTEIS, estando incluídos na ordem dos QUELÔNIOS. Habitam a Terra há mais de 200 milhões de anos.

O JABUTI é essencialmente terrestre, suas patas portanto, não têm os dedos ligados por membranas, o casco é bem mais alto, as patas traseiras são cilíndricas parecidas com as patas de um elefante e escondem a cabeça retraindo pescoço para trás verticalmente. Comem de tudo mas preferem vegetais.

Os CÁGADOS são aquáticos vivendo em ambientes de água doce em rios e lagos. O casco é mais achatado e delgado o pescoço mais longo e as patas possuem dedos ligados por membranas. Escondem a cabeça dobrando o pescoço lateralmente embutindo-a no casco. São carnívoros sendo sua dieta preferencialmente de peixes.

As TARTARUGAS podem ser marinhas ou de água doce. Possuem as patas modificadas em forma de remo para facilitar a natação. Não possuem unhas e seu corpo é mais achatado. Não dobram o pescoço para dentro do casco, mas escondem a cabeça recolhendo o pescoço verticalmente para trás como os jabutis. Alimentam-se de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

Cágado. Foto: Henrique PintoCágado. Foto: Henrique Pinto

PUBLICIDADE


Jabuti. Foto: Ricardo Castro Santos
Jabuti. Foto: Ricardo Castro Santos
* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Tartarugas, cágados e jabutis, qual a diferença?. Biota do Futuro. Betim, 2 de maio de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/tartarugas-cagados-e-jabutis-qual-a-diferenca/. Acesso em 01/04/2025 às 19:56 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações