21.7 C
Betim
terça-feira, 17 setembro 2024

Teiú: réptil brasileiro produz calor corporal interno sob condições especiais

Os répteis são animais ectotérmicos, ou seja, dependem do calor do ambiente para a realização dos seus processos metabólicos. Entretanto recentemente descobriu-se que uma espécie de lagarto em especial foge parcialmete a esta regra.

Trata-se do lagarto Salvator merianae, popularmente conhecido como Teiú. Em uma pesquisa publicada na revista científica Acta Physiologica, um grupo de cientistas relatou que essa espécie regula sua temperatura corporal interna independente da temperatura do ambiente externo mas somente em seu período reprodutivo.

Segundo os pesquisadores, que tiveram o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), esse é o primeiro caso verificado em que essa condição é observada em um réptil, a saber a termogênese interna sem tremores como ocorre em outras espécies.

Análises bioquímicas de citrato sintase, de respirometria e de calorimetria realizados em tecidos da musculatura esquelética de amostras das patas traseiras e dianteiras, revelaram que durante o período reprodutivo tanto indivíduos machos quanto fêmeas apresentavam um aumento significativo na atividade respiratória mitocondrial durante o período reprodutivo na primavera.



A notável endotermia transitória apresentada na primavera se caracterizou por um significatico aumento da fosforilação oxidativa nas fibras musculares, além de ter sido observado também uma importante alteração da respiração desacoplada e a produção de calor via translocase de nucleotídeo de adenina (ANT). Entretanto proteínas de desacoplamento não tiveram influência no processo.

Os achados são consistentes com a presença de uma maior densidade mitocondrial nos tecidos estudados e podem contribuir para ampliar o conhecimento acerca da evolução da endotermia e da capacidade aeróbica que podem ter raízes mais antigas do que as que são atualmente conhecidas.

Bibliografia

HERVAS, Lívia Saccani et al. Mitochondrial function in skeletal muscle contributes to reproductive endothermy in tegu lizards (Salvator merianae). Acta Physiologica – Wiley Online Library [S.I]. New Jersey, EUA, Julho de 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/apha.14162. Acesso em 13/08/2024 às 18:00 h.

LIMA, Eduardo. O lagarto brasileiro teiú é 1º réptil que produz calor próprio. Mas como? Revista Super Interessante. São Paulo, Brasil, Julho 2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-lagarto-brasileiro-teiu-e-1o-reptil-que-produz-calor-proprio-mas-como. Acesso em 13/08/2024 às 18:30 h.

Image by Joel santana from Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/photos/teyu-lizard-walking-grass-natural-1192930/

Picture of Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Teiú: réptil brasileiro produz calor corporal interno sob condições especiais. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 13 de agosto de 2024. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/teiu-reptil-brasileiro-produz-calor-corporal-interno-sob-condicoes-especiais/. Acesso em: 17/09/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações